segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

"A Cidade dos Ossos - Caçadores de Sombras I", Cassandra Clare



Ficha técnica de: A Cidade dos Ossos - Caçadores de Sombras I 
Titulo original: City of Bones
Autor: Cassandra Clare
Editora: Planeta
Data da 1ª Edição: 10/2009
IBSN: 9789896570231
Páginas: 415
PVP (em euros): 20,09

Book Trailer: Aqui 
Página oficial da serie: Aqui
Página oficial da autora: Aqui


“'Caçadores de Sombras' é a trilogia. Começa com "A Cidade dos Ossos", uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, autêntico romance e acção explosiva.

«Há mil anos, o anjo Raziel misturou o seu sangue com o dos humanos, criando uma raça chamada Caçadores de Sombras, que convivem connosco com a finalidade de nos proteger dos demónios. Na discoteca Pandemonium em Nova Iorque, Clary sente-se atraída por um rapaz muito bonito de cabelo azul e resolve segui-lo quando ele sai. Para seu horror assiste à morte, pelas mãos do rapaz, de três jovens cobertos por estranhas tatuagens. A partir dessa noite o seu destino une-se ao de três caçadores de sombras, guerreiros empenhados em libertar a terra de demónios e, acima de tudo de Jace, um rapaz com aspecto de anjo mas com tendência para ser um idiota.»” 




Contém spoilers...

Como fã do mundo fantástico/sobrenatural e depois de ter lido tão boas criticas da serie “The Mortal Instruments” não pode deixar passar a oportunidade e aceitar o empréstimo dos livros, por isso, acabei por deitar olhos ao trabalho e iniciar uma jornada de leitura.
Esta é uma serie é mais vocacionada para o publico juvenil e já conta com seis livros editados em inglês, sendo que, cinco deles já foram publicados em Portugal.

Para uma primeira abordagem à escrita da autora fiquei bastante satisfeita com o resultado e mesmo sendo considerada uma serie juvenil, sou da opinião que esta pode ser apreciada leitores de qualquer faixa etária. 

O enredo? Há sinopses que pecam por referirem todo o livro e outras que deixam tudo em aberto e são muito vagas, o que é o caso desta. Mas basicamente temos o seguinte: os seres sobrenaturais, como vampiros, lobisomens, fadas, feiticeiros, demónios, etc., convivem diariamente com os seres humanos, no entanto, estes são incapazes de os ver. Clary, uma adolescente de 15 anos, que de uma momento para o outro,  se apercebe que consegue ver as criaturas do mundo fantástico ao testemunhar a execução um demónio. Esta execução é realizada por, três jovens Caçadores de Sombras. Jace, Alec e Issabelle são Nephilins (Filhos de Anjos), marcados com tatuagens mentirosas e, cujo a sua função é fiscalizar o aplicação das leis da Clave e castigar os seres que não as respeitam.
Gostei bastante do rumo da acção, cheia de mistério, aventura e suspense. Ao virar de cada página somos surpreendidos por muitas surpresas e novas informações, os momentos calmos são praticamente inexistentes.  
A vertente romântica é soft e subtil e incorpora um triângulo amoroso. 

As personagens? No lado feminino, para personagem principal, temos a Clary, uma adolescente corajosa, inteligente, persistente e lutadora. No lado masculino, como personagem principal temos Jace, o típico badboy, com uma personalidade bastante vincada e, para além de belo e sedutor, é arrogante, enigmático, sarcástico, cínico, inteligente, corajoso e muito ágil.
Apesar de a maioria das personagens principais intervenientes serem adolescentes, felizmente, a autora não se perde com os típicos dramas existenciais dos jovens, como por exemplo, o agora gosto e depois não gosto, ou agora quero e depois não quero, etc. 

A escrita? Essa é simples, fluída e empolgante.

A conclusão? O final deixa em aberto uma continuação empolgante e o desejo de ler logo o seguinte.

Curiosidades? É já para o ano, agosto de 2013, que estreia o filme deste primeiro livro, por isso, fica aqui o trailer do mesmo e a sua página oficial no facebook.








Sem comentários:

Enviar um comentário