sexta-feira, 20 de abril de 2012

"Alma e os Mistérios da Vida - Luísa Castelo-Branco"


Ficha Tecnica de : Alma e os Mistérios da Vida
Autor: Luísa Castel-Branco
Data da Publicação: 2008
Editora: Oficina do Livro
IBSN: 9789895553570
Páginas: 356
PVP (em euros): 17,90

A história de uma mulher invulgar num país mergulhado nas trevas da ditadura.

Anos mais tarde a mãe de Alma, que a considerava uma inútil, envia-a para Lisboa como criada de servir. Na casa de Dona Sofia a menina de cabelos cor de fogo é acolhida e educada como a filha que Sofia não teve e pela primeira vez Alma sente-se amada e desejada. 

Alma vai estudar para Coimbra onde conhece os prazeres da vida académica, do sexo e Ricardo. Inesperadamente Sofia morre e Alma regressa a Lisboa. 

Para superar o desgosto muda-se para Paris, mas acaba por voltar à capital, reencontra Ricardo e, apesar do casamento deste, vivem uma relação proibida de onde nasce Pedro. Alma nunca revela a Ricardo que têm um filho, mas o destino encarrega-se de cruzar os caminhos de pai e filho.

"Na noite em que nasceste, madrugada adentro, coisas estranhas aconteceram". Começa assim a história de Alma. Depois dessa madrugada o destino da criança de cabelos cor de fogo estava traçado. Na pequena aldeia todos a olhavam, a menina especial como um ser estranho, rejeitada pelo povo e pela família, restava-lhe refugiar-se na Ti Efigénia, também ela isolada do resto das pessoas e considerada bruxa. 


Não sei bem o que dizer sobre o livro, nem tão pouco que sentimentos consegui extrair do mesmo. Tive alturas em que dei por mim a querer parar de ler e ao não querer, um misto completo de emoções :)


Gostei bastante da descrição – apesar de às vezes a considerar em certo ponto excessiva- da realidade que se vivia no meio rural na altura, com pessoas que tanto eram pobres de dinheiro como pobres de espirito e de cultura, com uma educação fraca e vidas muito duras.


Durante a leitura não temos a noção da quantidade real de anos que passam nem a idade das pessoas aquando certo tipo de acontecimentos, como se misturam diversas histórias sobre as personagens acabamos por ficar um tanto à atoa. Datas especificas só temos no inicio do livro e no final e só assim nos conseguimos aperceber da idade real de Alma.


Quanto às personagens são tantas mas as que mais admirei foram a D. Sofia e Alma pela força, coragem e determinação e D. Sebastião, D. Anita e D. Aberta pelo amor que espalhavam à sua volta.


Gostei e não gostei do final! Gostei pois foi uma surpresa, não estava nada à espera do desfecho e não gostei porque para além de ser fã finais felizes,o que aqui na na minha opinião não aconteceu, ainda acho que ficou a meio, ficando muita coisa ainda por explicar.



Frases preferidas: 

“O amor, quando vive numa casa, seja ela pobre ou rica, pega-se aos objectos, dá perfume aos sentimentos, dá doçura aos movimentos, ao passar dos anos” – Pag 50

“E encontra no teu coração o perdão para quem não foi capaz de te amar” – pág 325

“Onde estiver ouvirei o teu riso. Onde eu estiver tu estás e por isso levo-te comigo dentro do meu coração” – pag 325

Sem comentários:

Enviar um comentário