sábado, 30 de maio de 2015

"Hanns e Rudolf", de Thomas Harding

Ficha técnica de: Hanns e Rudolf
Titulo original:Hanns & Rudolf
Autor: Thomas Harding
Data da Publicação: 05/2015
Editora: Bertrand Editora
IBSN: 9789722529563
Páginas: 344
PVP (em euros): 17,70
Página da autor: aqui

"Parte facto histórico, parte biografia, parte true crime, Hanns e Rudolf é a crónica da história esquecida do investigador judeu que perseguiu e capturou um dos mais importantes criminosos de guerra nazis.
Maio, 1945. No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, a primeira equipa britânica de investigação de crimes de guerra é reunida para caçar os oficiais nazis responsáveis pelas maiores atrocidades alguma vez vistas. Um dos principais investigadores é o tenente Hanns Alexander, um judeu alemão que serve no Exército Britânico. Rudolf Höss é o seu alvo mais esquivo. Hoss, como Kommandant de Auschwitz, não só é o responsável pelo assassinato de mais de um milhão de pessoas, como também quem aperfeiçoou o programa de extermínio em massa idealizado por Hitler.
"Hanns e Rudolf" revela, pela primeira vez, a incrível história em redor da captura de Höss, um encontro que teve consequências até aos dias de hoje. Das campanhas no Médio Oriente da Primeira Guerra Mundial à Berlim boémia da década de 1920, passando pelo horror dos campos de concentração e aos julgamentos em Belsen e Nuremberga, este livro narra-nos a história de dois homens alemães – um judeu e um católico – cujas vidas divergiram e se intersetaram de um modo extraordinário."


É um livro de leitura facil mas com um conteúdo muito forte. Todos livros sobre o tema da Segunda Guerra Mundial tendem a ser bastantes complexos a nível emocional, transmitindo-nos imensos sentimentos durante a sua leitura, desde incredulidade, passando por raiva até chegarmos à esperança. Este não é muito diferente dos demais,uma vez que, contempla um pouco as duas faces da mesma moeda. Nele, temos oportunidade de ir seguindo os passos de um Judeu que procurava vingança e a elevação do Kommandant do maior campo de concentração que existiu, Auschwitz. 

O autor fez um trabalho incrível ao conseguir complicar num único livro as duas vertentes de uma guerra, o sofrimento e lutas dos Judeus e a cegueira dos militares nazis que seguiam regras sem ter o discernimento de as contestar.

É uma leitura que não deixará ninguém indiferente, que nos envolve, que nos cativa a ler através de uma escrita simples e bem fundamentada com relatos reais e diversas transcrições de documentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário