quarta-feira, 19 de setembro de 2012

"A Luz do Fogo", Sophie Jordan


Ficha técnica de: A Luz do Fogo
Titulo original: Firelight
Autor: Sophie Jordan
Data da Publicação: 02/2011
Editora: Livro D’Hoje
IBSN: 9789722045087
Páginas: 296
PVP (em euros): 14,90

“Marcada como especial numa idade precoce, Jacinda sabe que cada movimento seu é controlado, mas anseia pela liberdade de poder fazer as suas próprias escolhas. Quando quebra o princípio mais sagrado entre a sua espécie, quase chega a pagar por isso com a própria vida. Até ser salva por um belo desconhecido. Um desconhecido que foi enviado para caçar aqueles que são como ela. Jacinda é uma draki – descendente de dragões cuja maior defesa é a habilidade secreta de mudar para a forma humana. Forçada a fugir para o mundo mortal com a sua família, Jacinda esforça-se por se adaptar ao seu novo ambiente. A sua única luz é Will. Um jovem lindo e evasivo que devolve a vida ao seu draki interior. Embora se sinta irresistivelmente atraída por ele, Jacinda sabe o segredo obscuro de Will: ele e a sua família são caçadores. Deve, por isso, evitá-lo a todo custo. Mas o seu draki interior está a morrer lentamente – se ele morrer, ela será humana para sempre. Fará tudo para impedir que isso aconteça. Mesmo que isso signifique ficar mais perto do seu mais perigoso inimigo. Poderes míticos e um romance de tirar o fôlego inflamam a história de uma rapariga que desafia todas as expectativas e cujo amor atravessa quaisquer obstáculos..”


Este foi um livro que me surpreendeu pela sua temática, já que é a primeira obra que tenho oportunidade de ler cujo o tema é sobre Drakis, descendentes de dragões.  

O enredo é bastante interessante, no entanto, acho que a escritora poderia ter explorado um pouco mais a cultura Draki, mas talvez isso também tenha acontecido porque a narradora é a protagonista e ela própria tem pouco conhecimento sobre o seu povo. Um dos aspectos que não me seduziu, é uma característica típica dos adolescentes, a ambiguidade de sentimentos, neste caso por parte da Jacinda. Se por um lado ela quebra regras e luta contra tudo e contra todos, por outro lado, quer manter-se fiel ao seu povo/ideologias e não consegue assimilar e aceitar outras possibilidades, nem tão pouco consegue tomar decisões de vontade própria. Gostei do romance entre a Jacinda e o Will e de todo o mistério que o envolve o jovem caçador. 

Como seria de esperar, para uma trilogia, este livro acaba num impasse e deixa-nos muito curiosos para o volume seguinte.

Para mais informações sobre a trilogia podem consultar o site oficial aqui

Deixo vos aqui um vídeo com o trailer deste livro e uma entrevista com a autora sobre o mesmo.





3 comentários:

  1. Tens um selinho no meu blogue para ti:)

    ResponderEliminar
  2. Sei que li e gostei. Acho que essa parte da temática e as descrições são o que mais nos agarra, já que o pensamento juvenil como disseste contribui um pouco para o chamado "revirar de olhos" aquando a leitura.

    Quero ver se leio o resto, mas preferia que fosse em pt.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És tu e eu. Tb gostava muito de ler a continuação, mas como já tenho tantos livros pendentes em PT para ler fica difícil ter arranjar tempo para ler em inglês...

      Eliminar