sábado, 10 de novembro de 2012

"Levado Pelo Mar" Nora Roberts



Ficha técnica de: Levado Pelo Mar (1º da Saga da Baía de Chesapeake)
Titulo original: Sea Swept
Autor: Nora Roberts
Data da Publicação: 11/2007
Editora: Chá das Cinco
IBSN: 9789898032201
Páginas: 288
PVP (em euros): 16,22

"Levado pelo Mar" conta a história de três irmãos, Cameron, Ethan e Philip, antigos jovens delinquentes adoptados por Raymond e Stella Quinn. Os irmãos são tão diferentes uns dos outros quanto é possível, mas têm em comum um imenso amor pelo casal que os adoptou e criou. Agora, adultos e por conta própria, têm de voltar à casa da família para honrar o último pedido do pai.
Campeão de corridas de barcos, Cameron Quinn viajou pelo mundo esbanjando as suas vitórias em champanhe e mulheres. Mas quando na hora da morte o pai o chama para cuidar de Seth, um jovem problemático como ele já fora um dia, a sua vida dá uma reviravolta. Depois de anos de independência, Cameron tem de reaprender a viver com os irmãos, enquanto luta para cozinhar, limpar e cuidar de um rapaz complicado.
Antigas rivalidades e novos ressentimentos despertam entre os irmãos, mas tudo terão de fazer para que Seth não saia prejudicado. Pois no final, será uma assistente social que decidirá o destino de Seth e, tão dura quanto bonita, ela tem o poder de unir os Quinn... ou de os separar para sempre.



Antes de mais quero agradecer à Inês, do Blogue Ler Por Gosto NãoCansa, pelo empréstimo deste livro e posteriormente dos restantes da saga.

Está não é a minha estreia com a escrita da autora, curiosamente o primeiro livro que li dela foi também desta saga, mais precisamente aquele o do Seth quando ele já é adulto. Confesso que na altura não apreciei o livro e por isso não tive interesse de ler mais livros da autora.

Recentemente surgiu a oportunidade de ler a saga completa e resolvi tentar uma nova abordagem à escrita da autora e fiquei mais satisfeita com o resultado.

A escrita? É simples mas envolvente, a esritora consegue descrever os ambientes, as emoções de uma maneira tão precisa que parece que tudo se desenrola mesmo à nossa frente.

As personagens? A primeira impressão que tive dos homens da família Quinn foi quando todos eram mais velhos, se não estou em erro talvez uns 20 anos decorridos após esta estória e, na altura adorei a sua união, a sua solidez enquanto família, o amor que tinham uns pelos outros. Foi muito bom “voltar atrás no tempo”, regressar a esta família e descobrir como tudo começou. Cameron, é o mais velho dos irmãos e também foi o primeiro a ser adoptado, teve uma infância complicada e só no início da adolescência é que teve a oportunidade de apreender a amar e ser amado. É um sedutor, um aventureiro, gosta de viver no limite, é independente e avesso a compromissos. Anna é uma jovem muito perspicaz e determinada, é uma assistente social humana que luta afincadamente pelos seus casos e apesar de ter sofrido um revés na vida e de ter descambado acabou por conseguir superar o trauma, sonha assentar e constituir família e ter uma casa à beira mar...

O enredo? A acção gira à volta do processo de adopção de mais um irmão da família Quinn, o Seth. É centrado mais na versão masculina dos factos e deliciosamente divertido acompanhar a divergências dos irmãos. O romance entre Cam e Anna é tempestivo, recheado de uma paixão avassaladora transmitida através de algumas cenas bem tórridas. Tal como no outro livro, este e provavelmente os outros também, têm uma ligeira alusão ao sobrenatural, o que achei bastante interessante.

A conclusão? Gostei bastante desta família e apesar de já conhecer o final estou ansiosa por ler os restantes livros  para ver como se lá chegou!

Para os leitores que se aventuram a ler em inglês podem ler (aqui) um mini conto de Natal da família Quinn, na página da autora.

2 comentários:

  1. Tenho de confessar que já ando com saudades de ler um livros da N.R. e agora que chegam estas tarde de Domingo chuvosas… ai, ai… nada como um bom romace :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda a ver se arranjo tempo para ler a trilogia que tem o livro "as joias do sol" li criticas muito boas!

      Eliminar