quarta-feira, 22 de abril de 2015

"Separação", de Lauren DeStefano

Ficha técnica de:Delírio
Saga: O Jardim Quimico

Titulo original: Sever
Autor: Lauren DeStefano
Data da Publicação: 11/2014
Editora: Planeta
IBSN: 9789896573348
Páginas: 296
PVP (em euros): 17,76
Página da autora: aqui

 Após ter suportado o que há de pior em Vaughn, Rhine encontra um improvável aliado no seu irmão, um inventor excêntrico chamado Reed. Obtém refúgio na sua casa em ruínas, apesar de as pessoas que deixou para trás se recusarem a permanecer no passado.
Enquanto Gabriel assombra as memórias de Rhine, Cecily está determinada a continuar ao lado de Rhine, embora os sentimentos de Linden estejam ainda divididos entre ambas. Entretanto, o crescente envolvimento de Rowan na resistência clandestina obriga Rhine a procurá-lo antes que faça algo de irremediável. Mas o que descobre pelo caminho tem implicações alarmantes no seu futuro e no passado que os pais nunca tiveram oportunidade de lhe explicar.


A escrita? De fácil compreensão, com termos simples permitindo uma leitura fluida (se o enredo cativar)


O enredo? A semelhança dos volumes anteriores (tirando a primeira parte do 2º) é muito pouco cativante e não incentiva a leitura. Ou anda em círculos sem avançar na acção ou de repente avança rapidamente de mais e ficam coisas por explicar. Bom,  e o final é um final sem ser final… há personagens que desaparecem outras que permanecem e nada mais a acrescentar.


As personagens?  A nossa heroína confirmou que é muito desenxabida, com uma personalidade inconstante e nem neste ultimo livro conseguiu tomar as rédeas da acção limitando-se a andar ao sabor das outras personagens (ou então fui mesmo que não consegui criar empatia com ela). Gostei do Linden, apesar de ser um pau mandado, até teve uma pequena evolução (mas nada de muito expressivo). O Gabriel podia ter sido mais aproveitado neste volume mas voltou a ter um papel bastante insignificante novamente. A Cecily foi a única que teve uma evolução surpreendente e acabou por se tornar numa mulher que sabe o que quer e que não se deixa derrubar pelos outros. 


Conclusão? Esta trilogia não me convenceu, quando leio o primeiro volume de algo gosto de continuar a ler os restantes nem que seja para ver como acabam, por isso, li o primeiro, dei uma oportunidade ao segundo e li o terceiro porque não queria ficar sem saber o final. Não dei o meu tempo por perdido mas também não digo que foi bem aproveitado. Foi uma leitura que não me acrescentou nada e que me presenteou com muito pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário