segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"À Procura de Alaska", John Green



Ficha técnica de: À Procura de Alaska 
Titulo original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Data da Publicação: 02/2012
Editora: ASA
IBSN: 9789892316826
Páginas: 256
PVP (em euros): 16,90


“«Na escuridão atrás de mim, ela cheirava a suor, luz do sol e baunilha, e, nessa noite de pouco luar, eu pouco mais podia ver além da sua silhueta, mas, mesmo no escuro, consegui ver-lhe os olhos - esmeraldas intensas. E não era só linda, era também uma brasa.»
Alaska Young. Lindíssima, esperta, divertida, sensual, transtornada... e completamente fascinante. Miles Halter não podia estar mais apaixonado por ela. Mas, quando a tragédia lhe bate à porta, Miles descobre o valor e a dor de viver e amar de modo incondicional. Nunca mais nada será o mesmo.”




Já ouvi dizer que cada livro tem um momento certo para ser apreciado e, uma vez que, este é um livro tão bem cotado, actualmente no GoodReads tem 4.27 de rating em 5 de máximo, pondero se, esta terá sido a altura mais indicada para desfrutar da sua leitura.

Sinceramente, não consegui captar o seu valor global da obra. Na minha opinião, este é mais um livro que enumera alguns momentos da vida de um adolescente.

A escrita do autor é simples e permite uma leitura rápida e apesar de este até ser um livro relativamente pequeno, foi me difícil avançar com a sua leitura.

Portanto, durante a “primeira parte” do enredo temos a descrição do quotidiano de um adolescente, que é residente interno de um colégio (fumar, beber, estudar, aulas, experiencias sexuais, fazer amizades, etc.) e na “segunda parte” temos a tentativa de explicação do “desaparecimento” de Alaska e nada mais. Ah, sobre a abordagem do tema "o primeiro amor" ou melhor a minha primeira paixão, foi a típica dos adolescentes, ela é tão gira e irreverente que fico logo apaixonado, tchan! Ou eu amo muito o meu namorado mas se der um beijinhos a outro também não faz mal. Conclusão, os adolescentes fumavam e bebiam ainda mais, sofreram as consequências do seu abuso, adiantou de algo? Não sei, não se chegou a perceber muito bem… 

O que mais gostei, as partidas pregadas entre os diversos grupos existentes na escola e a cena da aprendizagem do “blow job” que sem dúvida alguma foi engraçada mas, mesmo assim, a ignorância sobre a mecânica do momento foi um pouco exagerada.

Este é mais um livro a circular pelo membros do Clube BlogRing. Obrigado, Vera!



2 comentários:

  1. É normal que estes livros adolescentes sejam difíceis de compreender pelas pessoas mais adultas (não é que te esteja a chamar velha) xD mas são realmente direccionados para um público muito específico. Eu adorei, e gostei ainda mais do "A Culpa é das estrelas". vou ler sem dúvida mais livros do autor :)

    ResponderEliminar
  2. Chegou estes dois que li, não vou ler mais nenhum dele (se forem na mesma base). Um escritor escreve um livro com um intuito, certo? Eu não percebi o intuito deste... se bem que ainda não me dei ao trabalho de ler as opiniões de quem gostou.

    ResponderEliminar