quarta-feira, 24 de outubro de 2012

"O Último Lobisomem", Glen Duncan

Ficha técnica de: O Último Lobisomem 
Titulo original: The Last Werewolf
Autor: Glen Duncan
Data da Publicação: 08/2012
Editora:Editorial Presença
IBSN: 9789722348591
Páginas: 384
PVP (em euros): 17,90


"Jacob Marlowe é um lobisomem solitário, o último da sua espécie. Há duzentos anos que vagueia pelo mundo, escravo dos seus apetites ferinos, que o condenam a devorar um humano a cada nova lua cheia. Mesmo sabendo que irá pôr fim a uma lenda com milhares de anos, Jacob pensa no suicídio. No entanto, em breve Jacob descobre uma razão muito mais forte para querer continuar a viver, quando se apaixona por Tallulah, a última lobisomem."






Este é um género de obra que não estou habituada a ler, a escrita é bastante mais complexa o que torna a leitura mais lenta e o autor escreve de um modo muito peculiar, como um misto de humor acompanhado de uma escrita crua e sombria. Li umas passagens do livro na sua língua original e  parece-me que é o género de obra da qual muito do seu encanto se perde na tradução.

Fique com pena de não ter apreciado esta leitura, porque o tema sobre Lobisomens é bastante interessante, o autor faz  uma abordagem pouco romanceada do mesmo, sem os habituais lados cor de rosa, explorando o lado mais sombrio das lendas mas ao mesmo tempo dando lhe um ligeiro toque de humanidade.

Para mim, o principal problema, para além da escrita, foi o desenvolvimento da acção, uma grande parte do livro é um autentico monologo sem grande interesse e pouco cativante. Só sensivelmente a metade do livro é que surge algo que nos impulsiona para ler, a fase romântica só aparece mais perto do final  e a mesma não é explorada como devia, surge demasiado rápido e o único motivo aparente para uma paixão tão avassaladora é “somos os últimos lobisomens portanto amamo-nos”, o que no meu entender não faz muito sentido.

O fim do livro fica em aberto e já conta com continuação intitulada de "

O que mais gostei foi mesmo o trailer do livro.


O autor fala sobre o livro



 E a sequela "Talulla Rising"



1 comentário: