quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

"A Crise Financeira do Pai Natal", Miguel Morais

Ficha técnica de:A Crise Financeira do Pai Natal
Autor: Migeul Morais
Editora: Chiado Editora
Data da 3ª Edição: 11/2010
IBSN: 9789896970581
Páginas: 72
PVP (em euros): 10,00

"A crise toca a todos, e o Pai Natal não é excepção. Sem dinheiro para comprar os presentes que as crianças lhe pediram, o velho barrigudo da Lapónia terá de encontrar um solução. Será que vai conseguir?"



Costuma-se dizer que o tamanho não é equivalente a qualidade e, neste caso essa premissa revelou-se completamente verdadeira. Pessoalmente não sou grande fã de contos, normalmente, acho-os demasiado supérfluos e sem conteúdo, dá-me sempre a sensação que fico a meio de algo.

A curiosidade da leitura surgiu depois de ter lido a opinião da Catarina do Blogue Páginas Encadernadas, uma vez que, ela teve a amabilidade de me emprestar e eu, como sempre, não resisti e tive mesmo de aceitar.  Foi definitivamente uma óptima decisão.

O tema de fundo é a crise e o principal interveniente é o Pai Natal que se vê a braços com impossibilidade de distribuir os presentes pela criançada, uma vez que, se encontra na falência. O autor consegue satirizar essa situação com bastante humor e expor uma sociedade consumista, a precariedade laboral para os mais velhos, a dificuldade de encontra emprego, etc. 

Através de uma linguagem simples, cómica e fluída temos a possibilidade de acompanhar a batalha deste Pai Natal para conseguir dinheiro para os presentes, desde a procura de emprego, donativos e passando mesmo por um peditório. Será que ele consegue alcançar o objectivo? Essa é a questão primordial, se tanta luta e tanto esforço, resultam em algo nos dias que correm....







3 comentários:

  1. Olá :)

    Deixei-te um selinho em http://paginas-encadernadas.blogspot.pt/2012/12/selo-campanha-de-incentivo-leitura.html

    beijinhos*

    ResponderEliminar