segunda-feira, 9 de março de 2015

"A Imperfeição é uma Virtude", de Brené Brown

Ficha técnica de: A Imperfeição é uma Virtude
Titulo original: The Gifts of Imperfection
Autor: Brene Brown
Data da Publicação: 02/2015
Editora: Nascente
IBSN: 9789896683436
Páginas: 240
PVP (em euros): 15,98
Página da autora: aqui




"Todos os dias nos deparamos com uma imensidão de imagens e mensagens da sociedade e dos media que nos dizem quem, o quê e como devemos ser. Fazem-nos acreditar que se tivermos uma aparência impecável e uma vida perfeita não iremos sentir-nos desadequados. E assim a maioria das pessoas atua diariamente, fingindo-se feliz e perfeita, ao mesmo tempo que na intimidade pensa em coisas como:
«E se eu não conseguir manter tudo aquilo que tenho? O que é que os outros vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando vou poder parar de provar o que valho?»

Ao longo de dez capítulos, muito simples e intuitivos, Brené Brown entra na nossa mente, no nosso coração e espírito e explica como podemos cultivar a coragem, a compaixão e as relações de maneira a acordarmos de manhã e pensarmos:
«Não importa o que faço ou o que deixo por fazer, eu sou suficiente.»

E assim à noite, quando nos deitarmos, poderemos dizer:
«Sim, às vezes tenho medo, mas também consigo ter coragem. E, sim, eu sou imperfeito e vulnerável, mas isso não altera em nada o facto de eu ser merecedor de AMOR.»"


Não é habito meu opinar sobre livros de desenvolvimento pessoal, dado que, a comoção posterior à leitura de um livro deste género é muito mais pessoal do que a leitura de um livro de ficção, dependerá muito mais do nível de aceitação/resistência/vontade de cada leitor do que propriamente a qualidade ou tema abordado no livro.


Tenho alguns conhecimento básicos (a nível do senso comum, nada técnico) sobre alguns dos pontos abordados no livro, por isso, estou mais receptiva a certos aspectos e alguns dos quais já são do meu conhecimento enquanto outros foram uma completa novidade.


A nível geral achei o livro bem concebido, o tema é interessante mas achei que a sua escrita, em alguns momentos, se tornava confusa e de difícil compreensão, fato que poderá ser ou não atribuído à tradução.


Em resumo, foi uma leitura agradável e apelativa  que nos faz reflectir em diversos aspectos da nossa vida, com descrições de algumas situações reais que assombraram a própria autora e que esta ultrapassou aplicando os ensinamentos de quem vive de coração pleno.


 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário