domingo, 4 de novembro de 2012

"Rendida" Sylvia Day



Ficha técnica de: Rendida
Titulo original: Bared to You
Autor: Silvya Day
Data da Publicação: 10/2012
Editora: 5 Sentidos (Porto Editora)
IBSN: 9789720044297
Páginas: 352
PVP (em euros): 16,60

"Gideon Cross apareceu na minha vida como uma luz na escuridão. Um homem lindo, fascinante, um pouco louco e muito sedutor. A atração que sentia por ele era diferente de tudo o que tinha experimentado na minha vida até então. Eu desejava-o como a uma droga que me enfraquecia dia após dia. Gideon encontrou-me fragilizada e carente e entrou facilmente na minha vida. Descobri que também ele tinha os seus próprios demónios. Tornámo-nos o espelho um do outro; éramos o reflexo das nossas mais profundas cicatrizes e... desejos. Este amor transformou-me, mesmo que ainda hoje continue a rezar para que os pesadelos do passado não voltem para nos atormentar."



.... Aviso... contém spoilers!


Silvya Day faz parecer EL James uma freira… se acham que “As Cinquenta Sombras de  Grey” foi potente é porque ainda não leram este!

É impossível não se estabelecer paralelismos entre este livro e do afamado Mr. Grey, não só as personagens masculinas se assimilam, como base do próprio enredo é ligeiramente semelhante.

A escrita? É simples mas intensa, crua e frontal, sem rodeios e palavras subtis. 

As personagens? Na minha opinião, nenhuma das personagens que entre activamente na acção tem os cinco bem medidos. Lamentavelmente, não consegui estabelecer uma empatia com alguma delas (tirando o chefe de Eva o namorado que são os queridos).
 A protagonista, Eva é uma jovem de 24 anos, que aos 10 anos foi vítima de abusos sexuais durante 4 anos e essa trauma, como é óbvio, influencia a sua vida actualmente, apesar de ela não o admitir. É muito inconstante, não sabe o que quer, de um momento para o outro confia no Cross, como de repente faz uma cena de ciúmes incompreensível, tão depressa lhe diz que o ama como a seguir se o tenta afastar.
Gideon Cross, é o controlador sexy, charmoso e não podia deixar de ser, extremamente rico. Ainda não deu para sabermos ao certo que passado obscuro esconde e que o faz ser tão obsessivo-compulsivo. Está sempre a dizer que está a tentar mudar e a apreender a fazer as coisas certas, no entanto, não sabemos nada sobre ele, sobre o seu passado, sobre a família… o que gosta ou não gosta.
Cary Taylor, modelo e melhor amigo de Eva, é uma daquelas personagens dúbias, ao mesmo tempo que criamos uma certa empatia por ele acabamos por o considerar um tresloucado que não sabe o que quer.

O enredo? As cenas eróticas são muitas, nos mais diversos locais, bem explícitas, com diálogos em nada repetitivos, tudo completado com personagens sem pudor que se deixam levar pelos momentos.  Toda a acção é centrada essencialmente da evolução da relação dos protagonistas. 

Apesar da diversidade das cenas eróticas e das descrições serem mais arrojadas não me fascinou tanto como estava à espera, acho que foi tudo muito precipitado e a tradução de algumas expressões também não ajudou. Apesar da escritora nos conseguir envolver bastante bem, com personagens e ambientes bem descritos, para mim, faltou algo que me impulsionasse na leitura.

O trailer do livro:



Uma entrevista com a autora:

9 comentários:

  1. Ohhh que pena que não gostaste muito, se bem que eu também não adorei, dei 3 estrelas,mas achei o 2º melhorzinho e até estou com curiosidade quanto ao 3º :)

    Vais continuar com a trilogia? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou continuar e é por isso que ainda não vou trocar o livro, pelo menos para já, porque quero ver como corre a leitura do segundo.

      Eliminar
    2. Arttemizza,

      gostei da opinião, mas apenas um reparo: acho que podias colocar o aviso de spoiler quando começas a falar sobre a protagonista. Eu não sabia o que lhe tinha acontecido (embora já desconfiasse) e fui apanhada completamente desprevenida! ;)

      De resto, continuo super curiosa e ele nunca mais me chega à casa! Quando chegar, vai ser cá uma festa... upa, upa! :DD eheh

      Eliminar
    3. Ena! Sorry! Nem dei conta disso, tb era para colocar algo do género do Gideon mas acabei por tirar porque não queria adiantar nada (e sem intenção) acabei por fazê-lo na "madame".

      Eliminar
  2. Esta historia tem mesmo imensas semelhanças com "as cinquentas sombras de grey". Não desgostei mas é impossível não ler e pensar "oh não mais um momento de grey". Tantas semelhanças que me levaram a pensar se ia conseguir acabá-lo:o q representa o elevador, ele tirar-lhe a maquilhaguem como o grey faz no 3º capitulo, a ciumeira dela (a Anastasia mesmo assim não era tão ciumenta) e o facto de ela saber que ele deixa as mulheres de queixo caido, também o ciume dele e o facto de ele ser dominador (wtf?), muitaaaas semelhanças.E achei muito estranho a conversa de acordo de que estão só para satisfazerem-se mutuamente, e de um momento para o outro ele já quer um relacionamento serio.
    Ainda nos mostra momentos diferentes de Grey e tenho curiosidade de ler os outros livros,mas espero não sentir no fim q foi uma perda de tempo pq bastava-me ficar com a historia do Grey e a Anastasia.
    Estava mesmo a espera de muito mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tinha a noção que seria semelhante mas mesmo assim esperava que fosse mais diferente, no entanto, acho que a única coisa que distingue os dois livros é mesmo a personalidade de Eva que é bastante diferente da "doce e evangélica Anastácia" e uma maior quantidade de cenas eróticas. Quero ler os seguintes mas não faço tanta questão de os ler como aconteceu com o do Grey.

      Eliminar
  3. Então estamos mesmo em sintonia ate porque o de Grey li em inglês e tudo, agora este livro vou mesmo esperar pelos em português.
    E realmente difere mesmo na personagem feminina, até que com esta ela nem leva a mal quando ele lhe compra roupa e tudo, até gosta do gesto.
    A ver vamos como será o resto da história.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Alguém me consegue arranjar o pdf do livro em português? obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamento, mas li-o em formato papel e não conheço ninguém que tenha :(

      Eliminar