terça-feira, 14 de abril de 2015

"A Quimera de Praga", de Laini Taylor

Ficha técnica de: A Quimera de Praga
Titulo original: Daughter of Smoke & Bone
Autor: Laini Taylor
Data da Publicação: 02/2015
Editora: Porto Editora
IBSN: 9789720044273
Páginas: 376
PVP (em euros): 16.60
Página da autora: aqui

"Pelos quatro cantos do mundo, marcas de mãos negras começam a aparecer nas portas, gravadas a fogo por estranhos seres alados, saídos de uma fenda no céu.
Numa loja escura e empoeirada, o abastecimento de dentes humanos de um demónio começa a ficar perigosamente reduzido. E nas ruelas labirínticas de Praga, uma jovem está prestes a embarcar numa jornada sem retorno.
O seu nome é Karou. Karou não sabe quem é, nem porque vive dividida entre o mundo humano e a sua família de demónios, mas crê que as respostas podem estar para lá de uma porta nos recantos sombrios de uma loja, ou no confronto com um completo desconhecido, de olhar abrasador e aparência divina - o anjo que queimou as entradas para o seu mundo, deixando-a só."


A escrita? Até é bastante simples, apesar do inicio para mim ter sido um pouco complicado, pois tive alguma dificuldade em habituar-me aos nomes das personagens e destingir quem era quem ou o quê.

O enredo? Lento, lentinho e pouco cativante até chegarmos a Marrocos.... depois rápido, rapidinho que só conseguimos parar de ler no final (porque não temos o próximo para ler, senão era sempre a andar). O cenário de Praga é fenomenal para a acção e mesmo sendo um pouco complicado entrarmos enredo, depois deste nos envolver não o queremos largar e queremos saber sempre mais e mais e..... Vamos encontrar nele todo o tipo de criaturas imaginárias e não imaginárias, temos anjos, feiticeiros, meio-humanos, meio-lobos, meio-serpente, uma infinidade de meios inacreditáveis. Temos paixão, amor, lutas e guerras, desejos, magia, tudo para nos cativar a leitura.

As personagens? Karou é inicialmente uma jovem que se sente só, perdida, sem saber quem é ou porque está no mundo. Deseja ardentemente encontrar o seu rumo e ser amada pela família que a acolheu. No final do livro temos uma Karou forte, sedutora, intuitiva mas mesmo assim ainda perdida, no entanto, já com um rumo traçado. Akiva é no inicio muito distante, é apenas um soldado com uma missão, no entanto, vimos a descobrir que ele é muito mais que isso,  é um anjo com coração, disposto a ir contra tudo e contra todos por aquilo que acredita. Para não falar de ter uma beleza indescritível e acima de tudo muito apaixonado. 

Conclusão? Perdoei à autora a seca inicial pouco cativante pelas partes finais completamente alucinantes. É um livro com um enredo único, cheio de surpresas, um novo mundo recheado de muita fantasia onde tudo pode acontecer, basta ter imaginação!!! Portanto, só me resta dizer quero mais (pelos vistos estou com sorte porque o próximo livro é lançado já este mês).  


Eis alguns desejenho das personagens, só para aguçar o apetite!!


 
 


2 comentários:

  1. Também tive a mesma sensação que tu...Realmente o inicio deixa um bocadinho a desejar, mas penso que é o estilo de escrita da autora, porque acontece exactamente o mesmo no segundo livro!

    ResponderEliminar
  2. Oh, não me digas! Estava a contar com inicio mega sónico, em continuação da onda do anterior! Bolas!!

    ResponderEliminar