quinta-feira, 16 de abril de 2015

"Eleanor & Park" de Rainbow Rowell

Ficha técnica de: Eleanor & Park
Titulo Original: Eleanor & Park

Autor: Rainbow Rowell

Data da Publicação: 01/2015
Editora: Chá das Cinco
IBSN: 9789897101229
Páginas: 336
PVP (em euros): 16.96
Página da autora: aqui

"Dois inadaptados. Um amor extraordinário.
 
Eleanor é uma miúda nova na escola, vinda de outra cidade. A sua vida familiar é um caos; sendo roliça e ruiva, e com a sua forma estranha de vestir, atrai a atenção de todos em seu redor, nem sempre pelos melhores motivos.
Park é um rapaz meio coreano. Não é propriamente popular, mas vestido de negro e sempre isolado nos seus fones e livros, conseguiu tornar-se invisível. Tudo começa a mudar quando Park aceita que Eleanor se sente ao seu lado no autocarro da escola.
A princípio nem sequer se falam, mas pouco a pouco nasce uma genuína relação de amizade e cumplicidade que mudará as suas vidas. E contra o mundo, o amor aparece. Porque o amor é um superpoder.

«Nunca vi nada como "Eleanor & Park". É uma belíssima história de amor. Relembrou-me o que é ser jovem e apaixonado por uma rapariga, mas também ser jovem e apaixonado por um livro.»
John Green, autor de "A Culpa é das Estrelas"
  

Não era tão cedo que ia ler este livro, mas resolvi aceitar o desafio criado no blogue Readings SunShine e lê-lo na leitura conjunta proposta. Não tinha criado nenhum expectativa antes de o ler mas à medida que fui vendo as opinões dos outros participantes, a minha curiosidade foi aumentando. 


A escrita? Descomplicada, simples e cativante, proporcionando uma leitura bem fluída

O enredo? Não é nada de transcendente mas ao mesmo tempo é divinal. Eu não sou muito adepta ler romances de adolescentes, com todos aqueles dramas habituais mas este tem algo encantador que nos atrai cada página virada. De um momento para o outro, estamos tão embrenhados na vida destes dois adolescentes que não a queremos largar. Toda a acção gira em torno da evolução da relação deles, são duas almas solitárias e ridicularizadas que se juntam e crescem juntos, que aprendem o que é amar e ser amado independentemente das origens e de que aspecto se tem.

As personagens? Eleanor, é uma adolescente que vem de uma família numerosa, problemática e pobre. Que pelo seu aspecto exterior (estrutura física e forma de como se apresenta) é zombada pelos colegas, mas mesmo assim não se deixa abater. Park é um jovem adorável, muito doce mas com uma fraca auto estima. A relação que os dois vão estabelecer é deliciosa, é um amor inocente e altruísta, que não vê os defeitos como defeitos mas como qualidades.

Conclusão? É um livro que cativará qualquer leitor independentemente do gosto literário. É um livro que vai ficar com um lugar na minha estante, nem que seja porque este final deixa-nos tantas portas abertas quantas a possamos imaginar. É uma leitura fascinante, que nos aconchega o coração e a alma, que nos deixa a ansiar por mais um momento na companhia deles.




2 comentários:

  1. Quero mais!!! Gostei bastante, inicialmente fui para as 4 estrelas por causa do final mas depois de assentar ideias acabei pelas 5 :)

    ResponderEliminar
  2. Tambem quero mais! E só levou mesmo um 4 por causa mesmo do final. Já li em algum lado que não é para continuar, por isso, se a ideia era essa a autora podia ter terminado de outra maneira. No entanto, pode se que ainda mude de ideias e escreva uma sequela :)

    ResponderEliminar