quinta-feira, 13 de setembro de 2012

"A Mim Não Me Enganam - Um ano sem ir às compras", Judith Levine



Ficha técnica de: A Mim Não Me Enganam – Um ano sem ir às compras
Titulo original: Not Buying It – My Year Without Shopping
Autor: Judith Levine
Data da Publicação: 2007
Editora: Guerra e Paz
IBSN:  9789898014382
Páginas: 284
PVP (em euros): 17,16

“Uma colecção de aforismos surpreendentes e irresistíveis. A autora decidiu empreender uma tarefa hercúlea: viver um ano inteiro sem fazer compras. Ou seja, comprou neste período apenas aquilo que se pode considerar indispensável para viver: comida, o vestuário mínimo e os artigos de higiene mais básicos. Depois escreveu este livro para contar a sua experiência. Daqui resultou um poderoso manifesto anticonsumista que é também uma interessante experiência sociológica que testa a capacidade humana de resistência à tentação de comprar.”



Gostei bastante da premissa do titulo livro, mas esperava algo de diferente,  por isso fiquei um pouco desiludida. 


Acho que em parte o problema residiu no facto do enredo se centrar muito na sociedade americana, de como as suas alterações (terrorismo, eleições, guerra, etc) afectam o consumismo da população americana. Não digo que não seja um livro interessante de se ler, no entanto, existe muita divagação pelo meio com coisas que pouco ou nada interessam e que acabaram por me fazer perder o interesse pela leitura.

Independentemente do exposto, compreendi que todo o consumismo está dependente de muitos factores, não sou pela falta ou não de dinheiro, mas passando também pela hierarquia da sociedade,  pela o excesso ou falta de confiança nas entidades governamentais,  no estado emocional da pessoa, etc. 

Devido à conjuntura sócio-económica actual, tanto a nível do nosso país como a nível europeu,  muitas pessoas irão ou já estarão a passar por um processo idêntico ao do livro, não tanto por um escolha pessoal, como a autora fez, mas sim por pura necessidade.  


 

Sem comentários:

Enviar um comentário