terça-feira, 4 de setembro de 2012

"Um Longo Regresso a Casa", Gail Caldwell



Ficha técnica de: Um Longo Regresso a Casa
Titulo original: Let’s take the Long Way Home  
Autor: Gail Caldwell
Data da Publicação: 01/2012
Editora: Livros D’Hoje
IBSN: 9789722048903
Páginas: 203
PVP (em euros): 14,40



"A história de um amor sem limites
«Esta é uma velha história: eu tinha uma amiga com quem partilhava tudo, até que ela morreu e também isso nós partilhámos.
Um ano depois de ela ter partido, quando eu julgava já ter ultrapassado a loucura daquele sofrimento inicial, caminhava no parque de Cambridge onde durante anos Caroline e eu passeámos os cães. Era uma tarde de inverno e o local estava vazio – a estrada fazia uma curva, não havia ninguém à minha frente nem atrás de mim e eu senti uma desolação tão grande que, por momentos, os meus joelhos ficaram imóveis. “O que estou aqui a fazer?”, perguntei-lhe em voz alta, habituada agora a conversar com uma melhor amiga morta. “Devo seguir em frente?"


Este é mais um livro a circular pelo Clube BlogRing e mais uma vez obrigado pelo empréstimo.

Confesso que me inscrevi para ler o livro sem ler a sinopse e nem tão pouco tinha alguma ideia sobre que género de livro era. Quando finalmente chegou a minha vez, fui ler algumas das opiniões sobre o mesmo e verifiquei que talvez não fosse o que esperava.

Todas as leituras são pessoais. Portanto, a apreciação ou não de um livro, depende em muito, do seu leitor, do seu estado de espírito, do seu gosto, da empatia criada com o autor e a sua história, etc. No caso de livros autobiográficos, como este, a sua leitura é ainda mais pessoal e evidentemente a sua apreciação é ainda mais oscilativa. Considero que um livro deste género deverá ter sempre uma classificação no mínimo satisfatória, independentemente do seu leitor, independentemente de se aprovar ou não aprovar a história, independentemente de nos identificarmos ou com ela. Na minha opinião, um livro, como este, não é criado com o intuído de agradar o leitor mas sim apenas transmitir vivências e sentimentos de carácter muito pessoal.   

Não fui e até ao momento não sou a melhor leitora para avaliar um livro desta dimensão psicológica, mas não o deixo de recomendar para os leitores que gostam de leituras mais envolventes, em que uma história de sofrimento, perda e dor pode ao mesmo tempo ser uma história de amizade, descoberta pessoal, perdão e luta.  

Sem comentários:

Enviar um comentário